segurança

Agentes penitenciários da região são treinados para usar novo armamento

Camila Gonçalves


Agentes fazem treinamento com novas armas
Foto: Charles Guerra (Diário)

As casas prisionais de Santa Maria e de outros oito municípios da região já contam com um reforço de armamento. Ao fim de maio, o sistema prisional local terá também agentes qualificados para lidar com armas como a calibre ponto 40 e com a carabina CTT, utilizada em escoltas de risco com bom poder de alcance, ambas de uso restrito às forças de segurança. Essas e outras armas foram recebidas do Estado pela 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), na última sexta-feira.

Para capacitar os servidores para uso do arsenal, a Escola do Serviço Penitenciário da Susepe promove um cronograma de cursos em Santa Maria neste mês. O primeiro teve início nesta quarta-feira, na sede da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe), no Centro de Santa Maria, e vai credenciar 16 agentes a manusear pistolas ponto 40. As armas novas estão sendo empregadas no curso.

Júri de autor de chacina em Pinhal Grande será em junho deste ano

Conforme o delegado regional Anderson Prochnow, antes da entrega das armas, a equipe da 2ª DPR esteve em Porto Alegre para solicitar o treinamento dos agentes.

- O (calibre) ponto 40 é apontado em estudos como um dos mais eficientes em situações de emergência. As Sparks (armas de eletrochoque) também são uma tendência na área de segurança pública porque inibem a ação e não causam danos ao preso. São equipamentos modernos, que vêm em boa hora, já que a população prisional tem aumentado - comemora Prochnow.

Grupo de WhatsApp comunitário reduz roubos, arrombamentos e abigeatos em Camobi

Ao longo de maio, serão realizados também treinamentos para o uso das Sparks, ideais para uso em situações de conflito nos presídios. As Sparks são de fabricação nacional e imobilizam o indivíduo sem causar danos. Outras capacitações envolvem habilitação em Carabina CTT, arma que, pela primeira vez, é usada na região, e ainda reciclagem para armas de calibre ponto 12 e revólver 38. As lições são teóricas e práticas e 100% gratuitas. Haverá entrega de certificados a todos os participantes.

A quantidade de armas não foi divulgada pela Susepe, mas, de acordo com Prochnow, essa foi a maior entrega de armamento registrada nos últimos anos à região. Além de Santa Maria, as cidades beneficiadas foram para São Sepé, Agudo, Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, Cacequi, São Francisco de Assis, Jaguari e Santiago.

Acidente entre furgão e carreta deixa dois feridos na BR-287

As vagas dos treinamentos são prioritárias para os 51 agentes do Grupo de Intervenção Regional (GIR), que integra agentes que passaram por processo seletivo interno para atuar em revistas, escoltas e intervenções especiais nas casas prisionais. Ao todo, 81 vagas são oferecidas aos 12 estabelecimentos da 2ª Delegacia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quadrilha arromba agências bancárias e Correios em Itacurubi

Segurança comunitária reduz índices de criminalidade em Camobi Próximo

Segurança comunitária reduz índices de criminalidade em Camobi

Polícia/Segurança